Os 5 sentidos – Audição

Escuta aqui, será que você pode me ouvir? Será que em algum momento da vida você vai ouvir alguém e descer desse pedestal em que vives? Será que raciocinar e escutar o que os outros têm para falar dói tanto assim nesse seu cérebro sem ouvidos? Será que você possui esse sentido?

Tenho a certeza de que não sabe do que se trata o silêncio e do quão bom é manter a mente vazia, permanecer quieto e escutar a completa ausência do som. Sei da sua maior heresia, que não ouve nem Deus enquanto reza e sai profetizando sua palavra com a tirania própria da sua língua. Você que domina todos os assuntos na mesa do bar sem nunca reparar que a sua fala angustia e envergonha todos à sua volta, saiba que nem a percepção de saber que incomoda os outros lhe penetra os ouvidos. Enquanto você permanentemente soletra ao mundo as suas histórias e experiências, você perde o que de mais precioso a vida pode lhe dar. Conhecer os outros é saber ouvir. É sabido que quem tem um dos sentidos prejudicado tem o poder de aguçar os outros. Acredite, ouvir – e só ouvir – lhe trará maturidade. Você que perde os conselhos, as doutrinas, os desejos, a alegria. Você que perde por causa disso todos os ensinamentos e a sua eterna carta de alforria, pois quem não ouve acaba escravo da própria cabeça. A usual batalha que travo entre o falar e o ouvir é o exercício supremo da democracia do corpo. Você, ao contrário de toda a humanidade, tornou o ato de ouvir num moribundo sem poder de voto. A audição, que lhe deu a capacidade de falar, é o único sentido que não podemos controlar, apesar da sua imensa vontade de fazer cessar essa propriedade nata do seu corpo barulhento. Ao emergir do profundo estado de graça que porventura venha a se aventurar, não saia à caça procurando para quem contar. Contenha sua ânsia de falar e procure suas orelhas nesse seu rosto tácito. Caso contrário, corre o risco de ver vermelha essas abas que seguram seus óculos. Ou pior ainda, corre o risco de, ao final da vida e com a língua cansada e os ouvidos ainda virgens, ouvir o maior silêncio de todos enquanto jogam terra por cima do seu caixão. O maior risco de não usar os ouvidos é que os outros ouvem por você.

Whatever hear!

15 Comentários

Arquivado em Introspecção, Pecados

15 Respostas para “Os 5 sentidos – Audição

  1. Telma Alba

    Ótimos textos! Você escreve pra alguma revista? Tenho um convite pra te fazer: entre em contato comigo, ok?Beijos e parabéns!O e-mail tá indo aí…

  2. Marcela Cardoso

    Olha eu venho aqui te ler a muito tempo e acho que nunca comentei, mas essa série de sentidos está espetacular! Acho seu blog incrível e muito diferente dos outros. Parabéns. E parabéns também pelo audio… gostei muuito! Quero mais!Bjo

  3. Cristiane

    Eu tambem nunca comentei, mas vai aqui meus parabens. De olhos fechados e boca calada. Esse série foi altamente educacional, obrigado rs. parabéns mesmo, seu blog é demais!

  4. Fernanda

    Gostei dessa coisa!! 🙂

  5. Fabiana Lima

    Já que este é o post que os anônimos se revelam, olha eu aqui!Parabéns mesmo pelo blog. Você escreve muitíssimo bem! Sou fã!Beijos!

  6. Leticia

    Olha, este foi demais!Parabens, merece o comentario!Passarei a tentar exercitar mais a arte de ouvir depois disso!Bj Le (mais calada)

  7. Mr. J. / Mr. D.

    Shame nada, puta texto bem feito!Abraço!

  8. CIBELE

    Ai…ai…Pataca para os meus ouvidos…

  9. Anana

    Pataca inovando!Nem precisava falar que gravou bêbado, deu para perceber pela voz arrastadinha, rsrsrsrs..

  10. Lunna.

    Muito digna essa sessão “5 Sentidos”. Parabéns, campeão.Em resposta ao seu comentário: Homens geralmente dizem que preferem mulheres jogadas às traças e ao natural, porém, vamos concordar, caro colega – esse tipo de visual é mais para o pós, do que o pré. Nesse contexto, até eu prefiro estar de pijamão e sem maquiagem =P

  11. Pataca.

    Obrigado pelos elogios e comentários. O que achei engraçado foi que troquei o paladar pela fala e ninguém percebeu… ou se percebeu não comentou! rs…

  12. gatth3

    Bêbado e acendendo uma cigarrilha no início da gravação, né, farfalhudo?Você finalizou mega-boga-bem essa série, meu querido! Tá demais!!!Beijocas!

  13. Ariett

    Adorei o post “falado”. E aí, pronto, falou da fala! 😉

  14. Cãmi

    Olha o Pataquera inovando!!! Ah, muleque!Pois é, o rancorizando acabou mesmo. Se eu decidir começar outro eu te passo o endereço. To pensando em fazer o Dando ou o Enriquecendo e abraçar o gerúndio com força! hahahabeijão

  15. DANIELA

    Show esse audio…Quero um no meu blog!!!!!!10, 100, 1000!!!!!!

Deixe um comentário